Não foram encontrados eventos

Screenshot 2020 03 12 Coronavírus COVID 19

À Worten

C/Conhecimento dos seguintes:

Exmo. Sr.

SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO COMÉRCIO, SERVIÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

SECRETÁRIO DE ESTADOADJUNTO, DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

SECRETÁRIODE ESTADO DA SAÚDE

Exma. Sra.

DIRETORA GERAL DA SAUDE

Exmo.s Sr.s

Tivemos a informação de que no C. C. Colombo na vossa loja Worten, impediram o Segurança Privado que se encontrava ao serviço, do uso de EPI - Equipamento de Proteção Individual, nomeadamente, máscara de proteção! Alías, tanto quanto sabemos, V.as Ex.as mandaram o Trabalhador para casa pelo facto de este querer usar aquele EPI para sua salvaguarda.

Ora, embora o uso de máscara não esteja a ser obrigado quanto ao uso pela DGS - Direção Geral de Saúde, no momento de pandemia que o país atravessa, nada impede - inclusive para sua proteção -, que o Segurança Privado possa usar para prevenção e auto-proteção. É de estranhar que V.ªs Ex.ªs estejam a impedir que homens/mulheres - Seguranças Privados - que se cruzam com milhares de clientes diariamente, os quais não sabem quem está ou estará infectado, e portanto, o uso dessa mesma máscara, é por si só uma excelente medida preventiva, para que este se mantenha ao serviço.

E é de louvar a iniciativa de prevenção dos Profissionais.

Note-se que os Seguranças Privados não são ROBOTS! Se ficarem todos doentes, não há mais! Não se vão buscar a um prateleira ou armário.

Tenhamos a noção do estado em que o país está! Estamos perante uma calamidade de saúde. Os Sr.s, ao impedir o uso da máscara, estão a impedir o Segurança Privado de prevenir o contágio ou de ser contagiado.

Só porque o uso da máscara pode "afligir" clientes, não é motivo aliás para mandar o Trabalhador para casa. Não está doente! Não está infectado (tanto quanto se saiba).

Perguntamos à WORTEN:

  • Que medidas adotou quanto a esta problemática?
  • Protegeu os seus trabalhadores dos riscos de contágio?
  • E Quanto aos Seguranças Privados que realizam os serviços de segurança nas vossas instalações? Muniu os mesmos de informação sobre os perigos desta pandemia? Forneceu ao mesmo algum EPI para sua proteção?

A ASSP - Associação Sindical da Segurança Privada, vem por este meio solicitar que cessem os impedimentos quanto ao uso de EPI, nomeadamente máscara de proteção, do pessoal de Segurança Privada.

 

A Direção